sexta-feira, 3 de abril de 2009

AMIGOS??????

Passava com minha filha por determinada artéria da nossa Cidade quando, ao ver-me ser cumprimentado por alguém, perguntou-me ela como é que eu posso ter tantos amigos assim? Em seguida reforçou a indagação com outra: " Pai, quem são teus melhores amigos"? Confesso que meu semblante caiu e aquela pergunta provocou em mim uma profunda reflexão.
Depois de meditar rapidamente disse a ela que a amizade não é algo que você encontra em todas as pessoas. Essa palavra tem um significado muito grande e merece uma avaliação mais profunda. Complementei dizendo que amigo não são todos aqueles que se aproximam de você, mas aqueles que permanecem ao seu lado a despeito das dificuldades que venham a lhe ocorrer.
Comecei a remontar minha vida e a lembrar de algumas pessoas que comigo já compartilharam bons e maus momentos. Lembro-me que o Pr. Adalmiro John Andrade, tão logo chegou a Belém, deixou-se cativar pela minha amizade e recebeu de pronto uma advertência da administração da então, Missão Baixo Amazonas: "..cuidado com esse rapaz! Afaste-se dele"! Sempre fomos grandes amigos. Ao chegar em minha casa ele se dirigia logo pra geladeira e perguntava pelo suco de abacaxi. Já distante de Belém ainda chegamos a trocar alguns e-mails. Que amizade aquela! É um exemplo de amizade a distância. Não podemos nos ver, mas nossos corações tem sintonia. Esse é só um exemplo! Tenho muitos outros relacionamentos nas mesmas condições.
Sou muito consciente de outro tipo de situação, a qual não chamo de amizade. São aqueles que se aproximam de mim, exploram minha amizade, meus relacionamentos, minha influência e, ao atingirem seus objetivos, escondem-se. É impressionante como essas pessoas não me fazem falta! Não sinto falta deles, não os procuro e consigo ignorá-los completamente. Pra mim é como se não tivessem existido. E olha que quando me procuravam ( e a iniciativa sempre era deles ) ofertaram-me até banquetes.
Jamais me iludi com "relacionamentos passageiros". O Alysson diz que algumas pessoas são nossos "conhecidos", não amigos. Não vou revelar aqui nomes de amigos por achar desnecessário. Até para que eles não sejam "cassados" embora eles saibam muito bem do apreço que lhes tenho.
Mas, sabem de uma coisa? Não tenho trauma algum em relação a essas situações. Estou fazendo este relato apenas e tão somente por conta desse diálogo que mantive com minha filha.
Amigos são aqueles que continuam com você SEMPRE!!!