segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A nomeação do Presidente, em doses homeopáticas


Acabo de regressar da FAAMA, onde fui acompanhar a abertura da Quinquenal da UNB. Além de quem já era previsivel encontrar ali, ainda tive o privilégio de ouvir um devocional apresentado pelo Pastor Luiz Gonçalves. Posso dizer que foi uma noite deveras abençoada.
Mas o tema que eu gostaria de abordar agora não é esse. Depois das dezessete horas, após anunciar a nomeação do Pr. Leonino para presidente da UNB, passei a receber telefonemas de várias pessoas, algumas assustadas, outras surpresas e algumas outras até decepcionadas com a escolha. É fácil explicar essas reações. Em todas as projeções de nomes da nossa região, em nenhuma delas constava o nome do Presidente eleito. Quando aventavasse a possibilidade de sermos presidido por alguém da região, rapidamente dois nomes eram lembrados. Pensava-se da experiencia dos dois e na qualidade do trabalho que tem realizado por onde tem passado.
Por outro lado, havia também a expectativa de que o escolhido viesse de outro estado fora da União. Nomes não faltaram nas expeculações feitas.
Mas o assunto dos telefonemas era esse, com as seguintes indagações: quem é Ele? Como Ele é como administrador? E, a mais difícil, o que você achou da escolha?
Como o sono não quer me dar trégua, prometo pontuar todas essas indagações na próxima matéria e peço Vossa compreensão nesse sentido. Preciso dormir!


PARTE II


Refeito e ainda sob o impacto da decisão de ontem, retomo a matéria, começando por dar meu testemunho sobre o Pr. Leonino.

Ha vários anos, por recomendação de um amigo, convidei o Presidente Eleito para realizar uma semana de oração na igreja que frequento. Foi aí que passei a conhecê-lo mais de perto. Um homem simples, amigo, de espírito jovem e com uma característica muito especial: "gosta de estar próximo das ovelhas". Gosta do "cheiro de gente", do calor das pessoas, de estar na multidão sentindo o que a igreja sente, o que, na opinião dos entendidos, nem sempre é prudente. Estamos acostumados a ver nossos administradores de longe. Nós mesmos os temos tornado pessoas intocáveis, impolutas, esquecendo-nos que são seres humanos iguaiszinhos a cada um de nós, com suas fraquezas também e imperfeições. Num primeiro momento, portanto, posso dizer que a igreja da União Nore Brasileira tem agora um Presidente que saiu das suas raízes. O Pr. Leonino sempre saudáva-me com a expressão "Homem de Deus". Era assim que nos comunicavamos ao telefone, pelo msn ou nos poucos encontros que tinhamos pessoalmente. O que vai ser sua adimistração só o tempo dirá. Mas creio que estamos em boas mãos. Um pastor referiu-se ao Pr. Leonino como " um Homem de Deus que pensa na igreja e nos irmãos". Ao final esse mesmo Pastor arrematou: " um novo tempo começa"!

Quando refiro-me ao caráter de aproximação e sensibilidade que o Pr. Leonino possui não quero, de forma alguma, colocar em cheque os administradores anteriores, muito menos o ex-Presidente, por quem fui recebido ha menos de dez dias. Com Ele passei quase três horas, sendo muito bem recepcionado. Meu diálogo com Ele foi um dos mais produtivos que já tive com um administrador da obra. Ocorre que cada um tem uma linha de procedimento, uma visão, um comportamento próprio, um estilo natural de ser. De uma forma ou de outra todos deixam sua contribuição com a obra de Deus.

A forma como se deu a escolha do Pr. Leonino a mim deixam claras duas coisas. 1) A nomeação foi do próprio Deus. Não estou dizendo aqui que Leonino Santiago será impecável como administrador. Afinal, todos temos nossos "calcanhares de aquiles", nossos pontos fracos. Mas, sua nomeação superou todas as expectativas e previsões. Até mesmo a DSA teve que rever sua nomeação anterior para secretário da UNOB por entender que Deus o queria noutro lugar. Todos sabemos, volto a repetir, que se um nome da região fosse de se esperar, esse não era o do Pr. Leonino. Quando o Presidente da DSA explicou como se deu a escolha, com a participação de pessoas de todos os países da América do Sul opinando e participando, entendi que a escolha na verdade fora feita pelo próprio "Céu".

Uma outra situação, de caráter administrativo, que não posso revelar, também foi fundamental para que as coisas tivessem a configuração que tiveram. Disse o Pr. Erton que a escolha do Pr. Leonino se deu por uma larga margem de votos.

2) Mudei minha visão sobre o Presidente da DSA. Até então o via como um administrador eminentemente "sulista". Daí esperar que sua recomendação fosse para que um administrador daquela região mais uma vez estivesse no comando da igreja do Norte. Não que eu tenha nada contra pessoas, obreiros de outras regiões, que atuando no nosso Território; ao contrário. Penso que, não havendo mão de obra qualificada por aqui, devemos mesmo recorrer a outras esferas. Além do mais é notória a contribuição que inúmeros administradores de outros estados tem nos trazido. Suas experiências tem nos levado a grandes momentos. No entanto, após perdermos o Pr. Izéas, não era previsível termos um administrador local tão cedo a frente da UNB.

De minha parte penitencio-me e peço desculpas pelo julgamento preconcebido e até discriminatório que tive por algum tempo quanto a postura administrativa do Presidente da DSA. Devemos, isto sim, agradecê-lo pela visão que teve e pela condução séria e cristã com a qual tem se posicionado quanto as questões locais. Não dá pra se dizer tudo. Há questões que prefiro manter em sigilo, mas é sabido que a DSA realmente tem conhecimento profundo do que ocorre no campo da UNB. É o caso de se dizer: " quem quiser entender, que entenda"!

O certo é que há uma leitura, um recado, um pano de fundo na escolha que foi feita.

Parabéns Divisão Sul-Americana, parabéns Pastor Leonino, parabéns membros da igreja da União Norte Brasileira. Vamos avante! Orando e apoiando nosso novo e jovem Presidente.

Para concluir, deixo duas citações do discurso de posse do Pr. Leonino proferidas na noite de ontem: 1) ..."Só quero ser um servo de Deus e da Igreja"! 2) "Sinto-me desafiado e quero a coragem de Deus para cumprir esta missão"!