sábado, 12 de dezembro de 2009

E O BLOG RESISTIU!!!

Ao iniciar esta matéria quero tornar público meu agradecimento a todos quantos tornaram meu blog seu "veículo de informação". Ao iniciar esse projeto não tinha a idéia exata de onde isso me levaria. Tenho que confessar que o BLOGDOOSÉIAS surgiu de uma necessidade pessoal minha de contrapor-me a uma série de situações absurdas que ocorriam no âmbito da Associação Baixo Amazonas, com as quais "todos" não concordavam, inclusive e, principalmente, eu. Era muito comum sentar-me com outros irmãos e obreiros, cujos nomes jamais revelarei, em restaurantes ( e o Eky é a maior prova disso ) para, em sucessivos debates, mostrarmos nossa indignação, ainda que velada, por uma série de atitudes e episódios que se sucediam e para as quais alguns diziam "vamos deixar nas mãos de Deus". É evidente que "deixar nas mãos de Deus" é tudo! No entanto, pareceu-me que esse tipo de atitude tornou-se uma postura muito cômoda e omissa dos grandes formadores de opinião em lavar as mãos e continuar suas lamurias pelos quatro cantos da Cidade. Em determinado momento passamos a nos tornar "chacota" para o Brasil, já que nossos irmãos, muitos deles obreiros, também não entendiam como podiamos ser tão pacíficos, pra não usar outra expressão, enquanto que "os donos do pedaço" nos afrontavam com posturas cada vez mais antidemocráticas e totalmente desprovidas de um sentimento ou principios cristãos na condução das grandes questões que estavam a vista de todos. Jamais quis ser o "salvador da pátria" ou o dono da razão.
Logo, logo meu blog estará completando dois anos. Nesse período cometi apenas dois equivocos, os quais apressei-me em retratar-me, inclusive procurando as pessoas citadas para fazê-lo. Meu blog acompanhou e ajudou na exposição desses grandes temas e, de forma indireta, contribuiu no processo de mostrar mazelas e na substituição de quem as praticava. Foi muito dificil! Voces não podem imaginar as pressões, inclusive familiares (não da esposa), para que eu parasse! Fui a almoços, jantares e reuniões realizados com a intenção de demover-me da idéia de seguir enfrente. Fui recebido por presidentes da instituição ( inclusive da UNB) e a eles pude expor minhas idéias de forma bem transparente. É justo dizer que de todos eles recebi a melhor acolhida possível e com todos tive um diálogo do melhor nivel possível, razão pela qual renovo meu respeito e consideração por eles, sabedor que muitos dos problemas aqui elencados não poderiam ter o rito que eu desejava ou o imediatismo que eu postulava. São "Homens de Deus" que muitas das vezes não tem a visão que temos aqui fora, vivendo o dia-a-dia da igreja, com os membros. Tenho orado por Eles, reconhecendo que seus desafios são muito grandes! Em diálogo travado com um deles, chegamos a ir as lágrimas.
Ao longo dessa trajetória o motivo maior dos meus questionamentos ser retirado do nosso Campo. Todos vibraram com isso, embora poucos tenham contribuido para isso, fazendo-se, pelo menos serem ouvidos. Aliás, foi o silencio e acomodação de quase todos que propiciou a que esse quadro se prolongasse por um tempo que pareceu uma "eternidade". Como disse a um "grande administrador da obra", nossa Associação não merecia ter passado por tudo isso por tanto tempo". Não julgo, nem ouso dizer que tive méritos na saida daquele que representava todo esse quadro lamentável! Mas, fiz-me ouvir, marquei posição e mostrei bem claramente de que lado estava; o lado da Igreja. Sabem de uma coisa? Poucas vezes pude dizer na vida: eu estava certo! Agora o faço com a certeza do dever cumprido, o que não quer dizer que o blog vai encerrar seus trabalhos.
Hoje, sem querer ser precipitado, até porque esperei muito para declarar isso, reconheço que a realidade é outra. Encontramos o caminho! As nuvens já não parecem mais sombrias. O futuro e, mais que isso, o presente, nos dá esperança. Voltei a acreditar! É possível, sim, sonhar e colaborar para que um novo horizonte seja vislumbrado e conquistado.
Ao chegar a marca de mais de mil acessos por semana, quero agradecer a credibilidade que adquiri. Sem muitos domínio das técnicas da informática, sem muito profissionalismo, sem equipamentos e tecnologia, mas, deixando apenas que minha alma falasse cheguei até aqui.
Vossos acessos me dão mais responsabilidade. Isso me faz entender que preciso aperfeiçoar meus serviços como blogueiro, admitindo a todos, no entanto, que não quero tornar-me profissional demais. Desejo continuar apresentando minhas contribuições com o "coração", com simplicidade e o compromisso de somar para o crescimento da igreja. Encontrei esse caminho, que não é o único.
Esta matéria é apresentada por conta de um telefonema que recebi, logo após o almoço, de um local onde se encontravam alguns pastores que lêem meu blog e o comentavam. Entendi, então, mais uma vez que minha responsabilidade aumentou, e muito. Aqui não vai nenhum orgulho ou sentimento de vaidade por conta disso.
Mais uma vez, muito obrigado! E, VAMOS ENFRENTE!