terça-feira, 12 de maio de 2009

QUEM É AMIGO DE QUEM???

Essa questão de ser ou não amigo é algo realmente complicado. Quando fundei " os amigos do Oséias" para atividades esportivas meu sobrinho disse-me que alí não se tratava de amigos, mas de conhecidos. Outro dia pedí uma menta a outro amigo e ele me disse, brincando: " não sou teu amigo"; evidentemente fazendo uma alusão ao meu time de futebol, do qual ele não participa. Na verdade os " AMIGOS DO OSÉIAS " trata-se apenas de uma nomenclatura. Foi o primeiro nome que me veio a mente. Certamente os amigos de fato, que me acompanham ao longo da vida, que me são sempre solidários, companheiros no sentido exato da palavra, que choram comigo, torcem por mim, criticam-me quando é necessário e incentivam-me quando é preciso, não estão inseridos num time de futebol, nem poderiam. Aliás, até poderiam fazer parte, mas não ficariam resumidos a essa atividade. Aprendi a confiar nos verdadeiros amigos. Meu saldo, nesse sentido, tem sido bem positivo. Há um ano atrás tive a maior decepção da minha vida por acreditar demais num cidadão que se travestiu de meu amigo para desferir-me um golpe cruel que provavelmente levarei a vida toda para superar. Estou falando do maior especialista em fraudes que conheço. O pior é que ele posa de bom moço pra família e acaba saindo como coitadinho. Mas o êrro, nessse caso, realmente foi meu. Foi uma lição!

Voltando a questão da amizade, ontem conversava com um AMIGO e dizia a ele pra colocar a "barba de môlho". É que ele está cercado de "amigos", com letra minúscula mesmo, que na hora H o ignoram e o expõem a dissabores. Ontem eu e outro AMIGO decidimos orar por esse AMIGO.

Pra mim o verdadeiro amigo derruba barreiras e faz de tudo por você. Compartilha, caminha junto e as vezes até dá a "cara pra baterem". Tenho percebido de longe a atitude de alguns que se escondem de quem esperava deles muito mais. Antes de concluir quero dizer que não se trata de nenhum trauma de ordem pessoal. Se pudesse colocaria uma placa no pescoço exibindo

" NÃO QUERO MAIS NOVAS AMIZADES; SOU FELIZ COM AS QUE TENHO". Quem sabe se não mando fazer uma camisa com esses dizeres!

Já a algum tempo tenho procurado ser bem mais discretos em relação a isso. Outros companheiros há que exploram as amizades que tem, tornando-se um fardo para aqueles que deles não esperavam esse tipo de comportamento. Esses relacionam-se com pessoas de "status", prestigio e boa condição financeira e tornam-se verdadeiros sanguessugas deles. A pergunta que fica é a seguinte: será que se essas pessoas de posses não tivessem o que tem teriam a amizade desses interesseiros? São pessoas que só se aproximam pelo prestigio das outras ou pelo que elas tem pra oferecer.

Lamentável isso!