domingo, 23 de agosto de 2009

ESTILOS DE LIDERANÇA


Descerramento da Placa


Um dos belos prédios já construidos.

Tenho andado meio preguiçoso. Isso retardou em muito meus comentários sobre o que pude ver e ouvir na inauguração da nossa Faculdade da Amazônia (FAAMA). Alguns detalhes chamaram-me muito a atenção. O primeiro deles foras as posturas de líderes, dois "Homens de Deus" que, investidos da condição de administradores da Igreja Adventista do Sétimo Dia em instâncias bem diferentes, são merecedores da minha admiração pelo estilo que adotam. Jamais neguei aqui que não suporto pessoas que se escondem. Isso é uma praga! Procuro manter distância desse tipo de pessoas. Admito quer ainda tenho algumas delas no meu entorno. Infelizmente não tenho como expurgá-las, como gostaria! Quanto aos dois administradores que me referi acima são o Presidente da nossa Divisão, Pr. Erton e o ex-presidente da UNB, Pr. Izéas Cardoso. Homens que com coragem, equilibrio e sensatez dizem o que pensam.





Fiquei emocionado ao rever, depois de algum tempo o Pr. Izéas. A admiração que sinto por ele não é do seu conhecimento. Nem desejo que o saiba. A explosão de batismos no campo da UNB, no período em que foi lider da IASD no norte do Brasil, que mereceu destaque mundial, aliada a divisão dos campos, o crescimento das nossas instituições de saúde e o sonho e primeiros passos da FAAMA, por só, já o colocam na galeria dos grandes administradores que nossa região conheceu. Foi sua ousadia, destemor e espírito empreendedor que possibilitaram o gigantismo da Igreja em nossa região. Eis aí um Homem que foi usado por Deus para grandes desafios, todos vitoriosos. Em seu discurso, dentre outras considerações, sugeriu a implementação do curso de medicina em nossa Faculdade. Deus lhe tem falado ao coração!


Por outro lado, o Presidente da DSA, Pr. Erton, mostrou ser um administrador firme, que não titubeia! Pergunto: não dá pra Ele ministrar um curso intensivo para que outros possam aprender seus passos? Gosto de homens que assumem o comando e não deixam que as interrogações se prolonguem. Logo após a fala do Pr. Izéas, pediu moderação quanto a novos projetos, intimidando um pouco a fala do ex-presidente da UNB. A principio julguei aquela atitude nada ética. Depois, no entanto, entendi sua colocação a respeito do assunto. Afinal, o Presidente da DSA conhece a realidade das demais faculdades adventistas de medicina, sobretudo a da Argentina, citada na ocasião. Ouvi dizer que a "saúde financeira" dessas faculdades (de medicina) não são nada boas.

Ousadia de um lado, moderação e firmeza do outro. De um lado "um sonhador", que não precisa provar mais nada. Do outro, o equilibrio e a autoridade de quem precisa agir com responsabilidade!


Conclusão: a obra de Deus está muito bem servida!

Observação final: Não me perguntem que estilo cativa mais meu coração!