sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

BOM DIA

Que belo sol cobre nossa Cidade nesta manhã. Que todos tenhamos um dia muito proveitoso e produtivo em nossas atividades, na companhia do Senhor Jesus.
Quero enviar um grande abraço ao meu amigo e irmão Charles Ataide e família.
Meu apreço pela professora Rosenilma Pantoja!


NÚMEROS REAIS

Ha quinze dias um amigo, obreiro indagou-me como consigo os números dos alunos matriculados nas escolas adventistas. Antes de mais nada é bom que todos saibam que essa é uma missão muito difícil. Aliás, informar é algo que demanda tempo, paciência e boa vontade de alguns colaboradores anônimos. Entendo que o desejo de informar bem é meu. Mas, não dá pra entender o que motiva alguns administradores a sonegarem informações que nada mais são que a verdade sobre os órgãos que dirigem. É bom acrescentar que essa postura não tem a reciprocidade do Presidente do Campo que tem sido muito transparente em relação a quaisquer informações que entenda ser do interesse público.
Como exemplo disso, um grande amigo enviou-me mensagem com os números reais das matrículas em cada uma das nossas escolas, que são os seguintes:

GRÃO PARÁ - 1438
CIDADE NOVA - 820
MARAMBAIA - 689
CORREIOS - 625
CENTRO NIPÔNICO - 544
SÃO BRAZ - 396
ICOARACY - 286
PEDREIRA - 258

A constatação que fica, a despeito das matrículas não haverem sido encerradas é que, mais uma vez, o número de alunos matriculados em nossa rede deve cair. O IAGP deve, ser outra vez, o mais abalado. A que se deve isso? Não sei! Posso até imaginar, mas falo sobre isso daqui ha alguns dias. O destaque continua por conta dos bons números do Colégio Adventista da Cidade Nova, que acabam compensando a defasagem de outras escolas.
Observação 1: De outra fonte recebo a informação que esses números sofrem pequenas variações para mais devido alguns pais pagarem a matrícula, mas não efetuarem a matrícula de imediato por falta de documentos. São 5.056 alunos. Em janeiro de 2008 (não tenho os números de 2009) nossa rede, nesta mesma época, tinha 5.795 alunos. É bem verdade que faltam os números das escolas de Tomé Açú e Macapá, mas são escolas que matriculam juntas 300 alunos.
observação 2: Não tenho formação na área pedagógica mas entendo que a saída da professora Verônica do IAGP para a Cidade Nova, no inicio de 2008, não foi nada benéfica pro Grão Pará. Nada contra quem a substituiu, mas o nível técnico e profissional da professora Verônica é IAGP. É bem verdade que sua presença na Cidade Nova tem sido muito benéfica, mas IAGP é IAGP. Ou não? No rítimo em que vai, logo, logo o Colégio Adventista da Cidade Nova estará em "pé de igualdade" com o Grão Pará. Isso não é ruim, não. Mas, é interessante melhorar um, sem prejudicar o outro. Fortaleçamos um colégio, sem que o outro fique defasado. E aqui, pra nós: a medida tomada naquela época foi eminentemente política. Na verdade foi no sentido de deixar o professor Eduardo em situação delicada.
Diga-se de passagem, não foi essa a única medida lamentável tomada pela equipe da educação da época.


TWITTEIRO E PREGADORES

O maior twitteiro do Pará ainda não divulgou as novas da Cidade Nova V. Aliás, seu twitter está bastante desatualizado, companheiro Auzier. Assim não dá!
A Marambaia terá em seu púlpito neste sábado o Pr. Adenilton, seu distrital. Já o Marco I terá o enfermeiro Davi Reis. Se ele for bom de púlpito como é no futebol, vai ser um baita de um sermão!


PAZ E AMOR

Como vocês já perceberam estou ha quinze dias num tom de "paz e amor", fazendo de conta que tudo está lindo e maravilhoso, um verdadeiro conto de fadas. Não significa que tenha desistido das minhas lutas, que não são pessoais. Para aqueles que gostam de uma "pimentinha", como aquela distrital, precisará esperar um pouquinho.
Mas, quero reiterar meu apoio a administração da professora Ligia a frente do dapartamento de educação da ABA. Não estou me referindo ao Departamento de Educação, que ainda não tem a configuração ideal, mas a própria pessoa da departamental, pela postura que tem adotado até aqui na condução do departamento.