quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

RETIRO 2010

Meus queridos, bom dia! Quanta saudade encontrava-me de poder novamente manter este contato com vocês.
Estive participando do retiro espiritual da Marambaia nesses últimos dias. Como não possuo notebook, demorei a enviar aqueles recadinhos que alegram tanto o coração de vocês.

RETIRO FOI BOM DEMAIS

Pra começar, quero dar minha impressão do que foi o retiro espiritual 2010 da Marambaia. Uma benção! O local possui uma estrutura da melhor qualidade. Os oradores foram de primeira linha. Pastor Geison Arlei e espôsa, Professora Cybele (UNB) no sábado, no domingo Pastor Renato Seixas, Pr. Leonino Santiago(UNB) na segunda e Dr. Vanderley Viana(UNB) na terça-feira. Posso garantir-lhes que todas as palestras foram da melhor qualidade, sobretudo no aspecto espiritual.
Minhas filhas voltaram muito felizes e já confirmaram participação no próximo.
Algumas situações chamaram muito minha atenção.
1) A primeira delas foi o clima de companheirismo e amizade que desfrutamos. Pra vocês terem uma idéia uma irmã, que ha muito não me cumprimentava, comigo não trocava uma palavra sequer ao longo de muitos anos, neste retiro não só saudou-me como pude dialogar com ela novamente. Tratava-se de questões pessoais, de falta de clareza numa situação do passado que envolvia seu espôso, com o qual ja me relaciono da melhor maneira possivel ha muito tempo.
2) As 05h30, ocorria uma grande concentração de jovens e irmãos no que se chamou o "culto do lago". Tornou-se uma benção para o retiro as intercessões feitas nesse momento tão especial.
3) CORRIDA - Muito hilária foi a corrida protagonizada pelos amigos Maycon Santos e Inaldo Silva. Na noite de segunda-feira, numa pequena rodinha que se formou, Maycon santos desafiou Inaldo para uma corrida na manhã do dia seguinte. O perdedor teria a responsabilidade de pagar certa quantidade de um precioso líquido aos torcedores do vencedor.
Eis que as 10h30 do dia seguinte, com alguns olheiros e apoiadores, rumamos para o local da disputa. De um lado, Maycon, com seus 27 anos e cem quilos. Do outro, Inaldo, com 45 anos e 80 quilos. Como árbitros funcionaram o amigo Joel Favacho e este amigo de vocês, sob os olhares de Eunice, Valdemir e Wesin.
Dada a largada, de imediato verificou-se um empate. Foi então que Inaldo passou a olhar o jovem Maycon pelo retrovisor, deixando-o para trás com uma velocidade impressionante. Quando já nos preparavamos para comemorar a vitória do amigo Inaldo eis que este tropeçou de maneira espetacular, havendo pisado em falso num buraco do campo onde a prova fora realizada. Com o inevitável e irrecuperável tombo Maycon comemorou a vitória.
DETALHE: Maycon adquiriu uma baita contratura muscular e Inaldo também saiu contundido.
Só estando lá pra vocês testemunharem o quanto esse episódio foi divertido!
FALANDO FRANCAMENTE: Um dos motivos que fazem vocês pesquisarem meu blog é a credibilidade que minhas matérias possuem. Portanto, não posso faltar-lhes com a verdade ou deixar de dar-lhes minha impressão real sobre os fatos dos quais tenho conhecimento. Nesse sentido, quero ressaltar dois pontos que deixaram a desejar no retiro. O primeiro deles foi a questão da organização e o segundo a alimentação, sobre os quais não entrarei em detalhes já que, no meu entendimento, o mais importante foi o todo, que mereceu de mim uma nota 08.
DESTAQUE: Quero destacar aqui o papel fundamental que o Pastor Adenilton teve no andamento do retiro. Com orientações, dicas e puxões de orelha muito oportunos, nosso Pastor fez a diferença. Diria que, abaixo de Deus, o Pr. Adeniton foi o grande destaque! Conhecê-lo mais de perto e com ele haver podido dialogar aumentaram mais minha estima pelo nosso distrital.
NADA MUDARÁ - Na palestra proferida pelo Pr. Renato Seixas, departamental de jovens da ABA, duas questões deixaram-me intrigado. A primeira deles foi quando questionado por mim quanto ao futuro do Coqueiro declarar que o local já encontra-se aberto aos membros da igreja. Não é a informção que tenho. Em todo o caso, estarei cedinho no próximo domingo no Coqueirão para desfrutar desse benefício. Levarei câmera fotográfica e me farei acompanhar de alguns amigos.
A outra questão diz respeito a visão que a asministração da ABA tem a respeito do local. Na exposição que fez sobre o Coqueirão fiquei com a nítida impressão que nada, mas nada mesmo ocorrerá de benefícios no local. Disse que um ACMPA-JA alí será realizado ainda este ano e, para isso, melhorias ocorrerão. Certamente que no barracão, sim. Na área de lazer, é pouco provável.
EM RESUMO: Foram mais de 250 acampantes que desfrutaram de dias muito felizes em meio a natureza, com muita orientação espiritual, esporte, bate-papo e muitas outras atividades que apenas reforçaram nossos laços de cristianismo e amizade.