sexta-feira, 8 de maio de 2009

Colégios adventistas ficam com média acima de 60 no ENEM

Nota do blog: Postei nesta semana matéria versando sobre a boa performance do Colégio Adventista da Cidade Nova no ENEM, versão 2008, recentemente divulgado. Consultando o site da Divisão Sul-Americana deparei-me com uma apresentação mais real sobre o assunto. Considerando que trata-se do site oficial da Igreja Adventista na América do Sul, inclusive com comentários do Pr. Carlos Mesa, diretor de Educação da Divisão Sul-Americana (DSA), entendo merecedor de todo o crédito e deve provocar alguma reflexão. Confira!

Brasília, DF... [ASN] A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) mostrou que os dez colégios adventistas melhor colocados, no Brasil, tiveram desempenho acima de 60 pontos. Segundo a Assessoria de Imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC, a média geral dos alunos concluintes de escolas privadas foi de 65,35. O ENEM se destina aos alunos que já concluíram o Ensino Médio (egressos) e aos que irão concluí-lo ao final do ano de realização do Exame (concluintes). A participação no Enem é voluntária e tem crescido sistematicamente desde sua implementação, em 1998, atingindo a marca de 2.920.589 estudantes em 2008.
Dos dez colégios adventistas com maiores notas, somente entre as instituições adventistas que participaram, três estão localizados em Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul, dois no Paraná, dois em São Paulo e um no estado de Alagoas. Segundo o Pr. Carlos Mesa, diretor de Educação da Divisão Sul-Americana (DSA), a preocupação com a Rede é, também, para os próximos anos, melhorar o desempenho acadêmico em todas as instituições educacionais da América do Sul.
“Queremos mostrar o que temos de bom, não apenas em termos de princípios morais e religiosos, mas em termos de qualidade de ensino, que vem dos investimentos em aperfeiçoamento de pessoas, entre outras ações. É a excelência educacional em termos integrais, ou seja, uma formação completa”, comenta Mesa. Entre 2008 e 2009, o crescimento de matrículas de alunos da Rede de Educação Adventista foi de 5,19%.
Para o diretor da Rede de Educação Adventista, da União Sul-Brasileira (USB), Pr. Douglas Menslin, o resultado confirma a preocupação pedagógica desde a base."Esse trabalho vem desde o Ensino Fundamental e é importante, porque se trata de uma construção sólida", avalia Menslin. O diretor frisa que a Rede de Educação Adventista está preocupada com valores, mas, pelos resultados acadêmicos, ficam evidentes seus investimentos na qualidade de ensino. "Alguns fatores como uso de material pedagógico próprio, trabalho integrado dos professores com a filosofia da Rede, investimento constante na capacitação, entre outros motivos, justificam os bons resultados", completa.
Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Adventista de Florianópolis - Estreito, em Santa Catarina, ficou com a maior média, 66,36. A instituição ficou entre as mil melhores pontuadas na classificação geral dos colégios que participaram do ENEM. O diretor do colégio, João Cesi Lopes dos Santos, lembra que mesmo a nota estando no topo entre as adventistas, o resultado diminuiu em relação ao ano de 2007, mas segundo ele, o resultado era previsto. "Sabíamos que isso poderia acontecer. De qualquer forma, ao fazer uma leitura geral e comparando com os outros resultados, realmente nos surpreendeu o fato de continuarmos na frente, ainda mais levando em conta que tivemos 100% de participação da turma de concluintes do Ensino Médio de 2008". Raquel Coimbra, que coordena a Educação na União Central Brasileira (UCB), diz que há um constante empenho em se melhorar a qualidade do Ensino Médio e os dados mostram que os colégios de São Paulo estão no rumo certo. “Temos, sempre, que enfocar que a melhoria da qualidade não se restringe ao ensino para vestibular, mas para a vida aqui na terra e no porvir”, completa Raquel.
Na União Este Brasileira (UEB), os principais destaques foram o Colégio Adventista de Belo Horizonte (MG), com 59,49 de média geral e o Colégio Adventista de Vitória (ES) que apresentou média geral de 59,3 pontos.
Os dez Colégios Adventistas melhores colocados no Brasil são: Colégio Adventista de Florianópolis - Estreito (SC) - Média 66,36; Colégio Adventista de Viamão (RS) - Média 65,29; Colégio Adventista de Florianópolis - Centro (SC) - Média 64,27; Colégio Adventista de Maringá (PR) - Média 63,12; Colégio Adventista de Porto Alegre (RS) - Média 62,85; Colégio Adventista de Maceió (AL) – Média 62,54; Colégio Adventista de Joinville (SC) - Média 62,42; Colégio Adventista Sorocaba (SP) – 61,46; Colégio Adventista de Campinas (SP) – 61,38; Colégio Adventista Centenário (Curitiba-PR) - Média 61,2.
[Equipe ASN - Felipe Lemos]