segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BASTIDORES

Episódio lamentável ocorrido nos bastidores da programação que as escolas adventistas realizaram no Hangar por pouco não compromete o brilho do evento. A questão está sendo tratada com muita discreção. Só faço votos que mais uma vez a "corda não arrebente do lado mais fraco".

BOM EXEMPLO

Como é do conhecimento de todos, desfruto de um ótimo relacionamento com os pastores, sejam eles distritais, departamentais, jubilados e etc. É bem verdade que com o advento do blog alguns preferiram ficar de longe, só observando, como concordando com minhas insertivas, mas não desejando comprometimento algum. Outros não deixam de manter contato, seja por e-mail, telefônico e alguns até enviam alguma contribuição de vez em quando. É bom porque desse jeito você sabe quem é realmente amigo ou não.
É uma pena que tenho um amigo que confia demais em quem não deveria e acaba recebendo punhaladas. Cada vez que reencontro com ele o vejo mais fragilizado e decepcionado.
Em meus muitos contatos com os pastores tenho ouvido de muitos deles o surrado refrão; " formei-me em teologia para ser pastor distrital. Estou departamental mas na hora que for necessário retorno pra distrito sem nenhum problema". Ora, queridos Ministros! Todos sabemos que não é bem assim. Na hora "H" todos ficam pra baixo, como se o mundo tivesse acabado e relutam até o último instante para retornar as origens (distrito).
Nesse contexto saúdo o bom exemplo que dá o novo pastor distrital do Marco I, Argemiro Andrade. Era departamental na MOPA, mas aceitou o chamado para dirigir a maior igreja do Pará. Não estou me referindo de quem é tirado de departamento, mas de quem, estando departamental, deixa a função para voltar a ser distrital.
Começa muito bem o Distrital do Marco.

ZONA DE PERIGO

Essa área da educação é realmente muito intrigante. Nela pode ocorrer de alguém sugerir para uma função alguém que, por exemplo, está no IAGP, dizendo ser essa pessoa de uma competência a toda prova. Rasga-lhe elogios no sentido de solicitar sua transferência para a escola de Icoaraci (outro exemplo) porque ali essa pessoa fará a escola crescer. Na reunião a administração fica satisfeita com tantos comentários positivos sobre o citado, que não vê outra alternativa senão a de concordar com a transferência. Definida a questão, fica-se sabendo a seguir que o grande interesse não era o de auxiliar a escola de icoaraci, mas o de ter a vaga do IAGP pra uma pessoa da "cozinha" de quem motivou, fez os elogios e tinha interesse pela transferência.
Ou seja: tadinha da administração!!!


ALERTA!!!

Não sou nenhum consultor de empresas, mas não é necessário ser nenhum especialista em administração pra saber que o risco que as escolas adventistas correm de ver seu número de alunos diminuir mais ainda este ano é muito grande. A instabilidade que se criou com a troca/não troca de diretores, tudo por esperar demais a definição quanto a transferência ou não de um obreiro, deve render um bom prejuizo para a nossa educação. Duvidam???
Cobrem-me isso em fevereiro!
O que é lamentável é que demoramos muito a conseguir a estabilidade que ainda temos, construida desde a época do Pr. Gedeon Reis (doa a quem doer).
Quero ressaltar , com esse comentário, que não estou atribuindo a responsabilidade a atual departamental de educação. Entendo ter havido uma falha conjunta cujos efeitos negativos colheremos certamente!


ME ENGANA QUE EU GOSTO

Certo dia conversava descontraidamente com um Pastor. Dizia-me ele que gosta de ler no meu blog matérias que tem "pimenta". Continuando, revelou que aciona meu blog "de vez em quando"... Tive vontade de dizer: " Me engana que eu gosto". Quem diz isso é quem mais lê. Por isso chego a 20.000 acessos ainda este ano.